quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mais dicas sobre feltro

Olá!

Esses dias acabei me deparando com várias dúvidas de outras amiguinhas artesãs. Uma delas era sobre como riscar o molde em feltro preto. Cada uma adquire um modo de trabalhar e o que pode ser bom para mim nem sempre vai funcionar da mesma forma para você.

Sei que existe um monte de canetinhas em gel para marcar tecido no mercado ou até mesmo um giz de cera branco. Mas um dia fui fazer uma faxina no meu estojo de maquiagem e percebi que havia um lápis de olho branco que não usava. Pensei: " Porque não?' Enfim, eu adoro riscar feltro preto com ele!



Outra coisa que atormenta a gente é saber que não temos variedades em feltro estampado. Para falar a verdade nem gosto muito, acho grosso demais. Prefiro usar tecido, mas ele exige um tratamento com termolina leitosa para não desfiar. Não passe na peça inteira, pois o tecido fica duro. Aplico com um pincel fino no risco que foi feito, somente para poder costurar sem problemas. Caso não tenha a termolina em casa é só seguir a receita caseira:

2 medidas de água
1 medida de cola
1/2 de álcool



Uma outra dica é separar um pincel só para isso. Depois do uso deixe um pouco de molho no álcool e coloque para secar. Meus preferidos são os da marca Tigre e Condor. Já comprei uns baratinhos, mas não resistiram por um dia. Invista nisso!

Criando moldes: 

A maioria tem dificuldade para criar um molde e fica na dependência da boa vontade das outras artesãs. Já vi muita gente desesperada porque tinha uma encomenda, mas não tinha o molde. O certo é não prometer algo que você não tem ou não sabe fazer. Não tenho vergonha de dizer que não sei. Mas para não passar sufoco é bom ir treinando os riscos. Com o tempo vai ficando fácil.

Uma das técnicas que uso é  colocar uma folha branca sobre o monitor e copiar os contornos. Tem gente que prefere o papel de seda para poder enxergar melhor, mas prefiro papel comum mesmo. Depois de transferir o contorno eu vou passando para uma cartolina. Na maioria das vezes é preciso pensar no desenho como camadas e refazer o molde várias vezes. Costumo dizer que brinco de Walt Disney rs.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário