domingo, 6 de outubro de 2013

Como fotografar seu produto

Pode parecer bobagem, mas o modo como você vai expor o seu trabalho conta muito. Me coloco sempre como cliente. O que me atrai em uma loja à primeira vista? Uma vitrine bem iluminada, uma produção que destaque os produtos e a harmonia das cores. Comigo é assim que funciona. Não vai adiantar você ter um produto lindo e na hora de fotografar colocar a peça no chão ou sobre a colcha da cama. Procure um cantinho só para isso.

Trabalhei bastante tempo com moda, onde eu fazia os  looks para as clientes e ainda quebrava um galho montando vitrines. Essa experiência me ajuda na hora de escolher a composição dos tecidos e no momento  de fotografar.

Escolhi meu canto do escritório preferido, dentro de um espaço cheio de tecidos e móveis que guardam minhas ferramentas de trabalho. Sempre tiro fotos durante o dia e aproveito a iluminação natural, bem pertinho da janela. Não uso o flash de jeito nenhum! Ele tende a estourar as fotos deixando uma aspecto azulado.

Meus móveis são todos brancos e assim fica mai fácil. Você pode  usar uma cartolina branca para fazer o fundo e um rebatedor improvisado para que a luz possa incidir sobre o objeto.


 Fica assim:


Para o rebatedor uso uma placa de mdf branca, mas pode ser uma folha de papel. 


Gosto de usar uma luminária, quando sinto necessidade.


Costumo criar cenários para as fotos e sempre mudo as cores e os elementos. Para fazer um fundo diferente uso papel para scrapbook. 





Até a tampa da lata vira fundo!





Recebi várias perguntas sobre como deixar a peça em pé. Eu uso alfinetes atrás da peça.


Para fazer as peças "voando" basta um pouquinho de disposição. Uso linha invisível, fita crepe e uma escada. Isso mesmo! Tem que prender no teto e rezar para que fique bom na primeira tentativa rs.






Sobre a câmera que uso:

Eu tenho uma Nikon L120. É uma câmera simples, mas  que me atende para o meu trabalho. Penso em comprar uma profissional, mas só porque gosto muito de fotografia.

Não se limite a usar somente no modo automático. Procure conhecer todas as funções. Eu uso muito o modo macro... aquele da florzinha rs. Ele destaca os detalhes do primeiro plano e deixa o fundinho borrado.

Odeio quando meu pai fala: " Mas essa foto está com o fundo todo desfocado, Marcele!" Eu quase morro rs.



O fundo estranho que meu pai fala:



Bom não vou falar de abertura do diafragma porque vai ficar muita informação. Eu também não sou especialista e posso falar bobagem. Mas conforme vamos fotografando vamos aprendendo. Meu sonho de consumo é ter um fotógrafo profissional, mas aí eu acordei...

 Para quem se interessa por fotografia, esse livro é ótimo:




Sobre a marca d'água:

Procure inserir a marca d'água em um dos quatro cantos da foto. Vejo muita gente colocando no centro e isso impede a visualização da peça. Uso o CorelDraw para inserir a minha, mas já ouvi dizer que o Picasa é mais fácil.

Se alguém tiver dúvida pode mandar um e-mail para designlembrancas@outlook.com ou mandar um inbox lá na página. Prefiro que seja assim, pois não recebo todas as notificações do Facebook e corre o risco de você ficar sem resposta.

Até a próxima!


16 comentários:

  1. Adorei suas dicas, eu uso o Picasa, para colocar a marca dágua, é muito fácil e também uso o PhotoScape que tem muitas opções. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Loriete. Mas como trabalho muito com illustrator e Corel acabo fazendo por lá mesmo. Bjs

      Excluir
    2. Aqui no meu pc tbm tem esses programas picasa e photoscape mais ñ sei manusear buáaaaaaaaaaaaaaaaaaa preciso parender muito!

      Excluir
    3. Eu tbm nunca usei, Silvanir. Acabo usando Corel mesmo, mas dizem que é bem fácil.

      Excluir
  2. Amei,as dicas,voou usar,obrigada,bjks...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Raquel! Vale muito a pena investir na foto! Bjs

      Excluir
  3. Menina, que ótimas dicas! Sempre procuro dar uma trabalhada nas minhas fotos. Mas agora com as suas dicas ficará bem melhor. Obrigada por compartilhar, viu? Acho realmente que vale a pena investir.
    Beijo querida e ótima semana pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que posso ajudar, Roberta! Uma boa semana pra você também! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Marcele, ainda hoje eu estava falando sobre como fazer uma foto que valorize mais o nosso trabalho, aí encontro o teu blog com esta super aula! Valeu! Parabéns e obrigada por dividir!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Roseli! Espero que as dicas possam ajudar. Beijos

      Excluir
  6. Amei!!Mas como tirar a foto de tão pertinho sem ficar embaçada ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender muito da câmera. Para tirar fotos de pertinho e mostrar bem os detalhes, eu uso o modo macro. Não utilizo o zoom. Aperto o botão até o meio, pois é assim que a câmera ajusta o foco, é como se ela estivesse se preparando para tirar a foto. Depois que faço isso aperto até o final para bater. Espero que ajude! Bjs

      Excluir