domingo, 29 de setembro de 2013

Como trabalhar com feltro

Meu trabalho com feltro começou muito por acaso. Ele surgiu da necessidade de personalizar e incrementar meu trabalho com o mdf. Sempre admirei os trabalhos de outras artesãs, mas sempre me julguei com talento zero para costurar. Como penso que nada é impossível, resolvi arriscar mesmo assim. Eu não sabia nem pregar um botão, mas aos poucos fui descobrindo as técnicas.

Meu primeiro bichinho de feltro ficou bom e assim fui me animando. O ponto caseado vai ficando melhor a cada peça. Só o tempo mesmo... tenha paciência!

Sobre o feltro:

Só utilizo o feltro Santa Fé. Na verdade nunca usei outra marca. Ele é muito bom para trabalhar, quase não desfia e as cores são ótimas.




Antes de riscar a peça procure o lado direito do feltro. O lado avesso  é mais felpudinho e basta puxar um pouquinho para descobrir.

Veja que um lado é mais áspero que o outro:

Para riscar o feltro  gosto da caneta comum mesmo. Tem gente que prefere riscar com lápis, mas demora muito quando se tem muitas peças. Tome cuidado para não deixar o feltro marcado. Corte a parte riscada.

Reservo algumas tesouras apenas para o feltro e tenho uma pequena para cortar peças menores.



 Gosto muito das tesouras Mundial. A de corte zig zag é muito útil para fazer um detalhe diferente.




Uso agulha comum e linha de pesponto que deixa o acabamento melhor e embola menos.

Para fazer a cor da pele eu uso um tom de meio rosado. Na Santa Fé ele está como PELE mesmo. Você pode usar o bege palha também, mas eu não gosto muito.

 O enchimento das peças é feito com manta acrílica.

Como casear e unir as peças:

O caseado é o ponto que está presente em todos os meus trabalhos com feltro. Acho que a maior dúvida é na hora de unir as partes de uma peça. Evito colar detalhes e prefiro costurar tudo. Para colocar a peça na caixa uso cola quente. Não desgruda de jeito nenhum. Não coloque muito para não aparecer no acabamento. Caso precise descolar, use um secador de cabelo.

Achei esse vídeo na internet e acho que ajuda:


Como criar moldes:

Não sou boa em desenho à mão livre, mas isso não impede minha vontade de criar minhas próprias peças. Tem muito molde disponível na internet e até me inspiro em alguns e faço minhas adaptações. Depois que crio o molde, passo para um papel cartão e guardo em algumas pastas.

A Branca de Neve foi inspirada nessa imagem que a cliente enviou. Mudei um pouquinho a posição dos braços, alguns detalhes e pronto!


Você também pode colocar um papel de seda sobre a tela do seu computador e riscar o desenho. Dessa forma você pode criar seu molde a partir de uma imagem.

Onde comprar feltro:

Feltro Santa Fé

Ponto Cheio

Bazar Horizonte

Armarinho São José

10 comentários:

  1. Oi Marcele!!
    Vim conhecer seu cantinho e estou adorando...
    Adorei as dicas!!
    Ja estou por aqui...
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Mercele !
    Simples e Rico.
    Vou postar no meu blog

    ResponderExcluir
  3. Olá, to aqui visitando seu blog e repassando um selinho que ganhei. Tem presente pra você, vai lá buscar http://artesdalori.blogspot.com.br/. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oieeee querida...
    estava visitando seu blog pela primeira vez e ameiiiii tudo que vi...
    Nossa lindo seu trabalho...parabéns...
    Muito legal suas dicas...vou segui-las com certeza hehe...
    Ja estou seguindo o seu bloguinho pra saber das novidades...
    Boa semana pra você...
    Beijinho

    Francine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Francine! Seja bem-vinda!

      Excluir